Analógica 2022

Exposições  >>

No total, esta edição contou com mais de 35 artistas representados/as nas várias exposições. A grande estrela desta edição foi, sem dúvida, Carlos Relvas, personagem fundamental na História da Fotografia.

OS MENDIGOS, de CARLOS RELVAS

“Mendigos e Pobres” foi uma das temáticas mais exploradas por Carlos Relvas. Com maior ou menor ousadia estética por parte do autor, os mendigos são alvos de uma abordagem formal, são anónimos, sem identidade, deslocados para dentro dos cenários quase sempre com fundos naturalistas de inspiração romântica, na representação, não só do individuo pobre, mas de um contexto social, resultando na representação dos pobres e dos humildes enquanto temática artística. 

RESPIRAR, projecto CELEUMA

Apresentada no Espaço ‘O Lagar’, na Chamusca, a exposição é o resultado de um conjunto de residências artísticas ocorridas na primavera passada, no contexto do projecto CELEUMA, uma iniciativa da TIRA-OLHOS – Associação de Fotografia Experimental. Presentes trabalhos de Alexandre de Magalhães, Alice WR, Ana Caetano, Beatriz Areias, Helena Ferreira, Isabel Dantas dos Reis, José Fadolla, Lara Limaverde, Lucca Béber, Manuela Vaz, Rui Luís, Sandra Teixeira e Susana Paiva.

TEMPUS, pelos alunos AE da CHAMUSCA

Numa iniciativa partilhada entre a Câmara Municipal da Chamusca e o Agrupamento de Escolas da Chamusca, os alunos do Curso Técnico de Multimédia experimentaram pela primeira vez fotografar em película e revelar e imprimir as próprias imagens, naquilo que foi uma experiência formativa e transformadora. Tiveram eles o privilégio de inaugurar o acabadíssimo de montar laboratório de fotografia analógica na Vila da Chamusca. Esta exposição é o resultado desse trabalho e aprendizagem.

.

Filme  >>

A par com a exposição da obra de Carlos Relvas, não podia faltar o documentário Amateur, sobre a sua importância e o seu trabalho. Teremos a visita espcial da realizadora Olga Ramos  e do produtor Pedro Canavilhas para uma conversa no final da sessão. Imperdível!

CONVERSAS  >>

Na sequência da inauguração da exposição RESPIRAR, do projecto de residência artística Celeuma, Rui Luís apresentará o seu mais recente projecto, com a moderação de Susana Paiva, como parte da rúbrica ADENDA – Notas Editoriais.

Outras actividades  >>

A Chamusca, coração do Ribatejo, terá para oferecer a todos a oportunidade de visitar o coração da Fotografia: Camera Obscura. Também a Sagrada Película e 1/4escuro associaram-se ao Analógica com iniciativas que irão permitir  a todos desfrutar fotograficamente da castiça Vila. 

Tal como na edição passada, 1/4escuro irá novamente levar quem se queira juntar, a passear e fotografar pelas ruas da castiça Chamusca. Tendo como ponto de partida o Mercado Municipal, irão percorrer a parte central da vila e terminando junto ao Rio Tejo. Durante o passeio será partilhado conhecimento sobre fotografia analógica no geral.

Oficinas  >>

Oficina de LUMINOGRAMAS, pela Ass. TIRA-OLHOS

O luminograma (lumen) é um tipo de criação fotográfica muito semelhante ao tradicional fotograma. É um processo que depende da fotossensibilidade dos cristais de prata presentes no papel para registar as transparências e opacidades dos materiais usados para formar o desenho fotográfico. Ao contrário do fotograma, usualmente criado em câmara escura com papel de revelação (DOP), o luminograma é criado por escurecimento directo (POP), usando o sol como fonte de luz, produzindo tonalidades e cores muito variadas. Nesta oficina realizamos imagens explorando diferentes suportes (papéis com diferentes combinações de cristais de prata), viragens com banhos de pigmentos naturais (entre outras) e métodos alternativos de exposição por contacto.

Oficina de Cianotipia, por MARIA AZUL

A Maria Azul surgiu da necessidade da existência de kits “do it yourself” de cianotipia no mercado português que permitisse que as pessoas pudessem imprimir as suas fotografias em casa sem recurso de um laboratório ou equipamentos especiais. No Festival estará a ensinar cianotipia a quem quiser aprender. 

.

Mercado Analógico  >>

Um sucesso em 2021, em plena pandemia, a Feira Analógica volta em 2022. Equipamento, imagens, publicações: encontrarás de tudo um pouco na Feira Analógica.